Após procissão à Capela Sistina, cardeais entram em Conclave

  • 07/05/2025

Primeira votação acontece ainda nesta quarta-feira, 7; primeira fumaça, resultado desta votação, está prevista para 14h (horário de Brasília)

Julia Beck 
Da redação

Cardeais já estão na Capela Sistina / Foto: Reprodução Vatican Media

O presidente do Conclave, Cardeal Pietro Parolin, conduziu a oração que antecedeu a procissão dos 133 cardeais eleitores à Capela Sistina, nesta quarta-feira, 7. Na prece lida pelo purpurado, “amor e paciência” foram pedidos para este período de eleição do novo Papa.

“Após celebrarmos os divinos mistérios, entraremos agora em Conclave para eleger o Romano Pontífice. Toda a Igreja unida a nós em oração invoca a graça do Espírito Santo para que seja eleito por nós um digno pastor de todo o rebanho de Cristo”, rogou Parolin.

Acompanhe
.: Todas as notícias sobre o Conclave que elegerá o 2667º Papa

Continuando a oração, o cardeal recitou: “Senhor dirija os nossos passos no caminho da verdade, afim de que, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e de todos os santos, façamos aquilo que lhe é agradável”.

Após a oração, os cardeais saíram em procissão da Capela Paulina até a Capela Sistina. Em latim, a “Ladainha de Todos os Santos” – “Litaniae Sanctorum” – acompanhou a chegada ordenada dos purpurados ao local onde acontece o Conclave. Na sequência, foi entoado o hino “Vinde Espírito Santo” – “Veni Creator Spiritus”.  

Juramento

Cardeal Parolin preside o Conclave / Foto: Reprodução Vatican Media

Na Capela Sistina, o presidente do Conclave rezou pedindo a Deus que conceda “inteligência, verdade e paz” aos cardeais eleitores para que, na eleição, seja feita a vontade de Deus.

Na sequência, Parolin também conduziu o juramento dos purpurados. Nele, eles prometeram seguir e se atentar a todas as informações contidas na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, de São João Paulo II – de 22 de fevereiro de 1996, e às modificações feitas pelo Motu Proprio Normas Nonnullas, de Bento XVI – de 22 de fevereiro de 2013.

“Qualquer um de nós que for eleito Romano Pontífice se comprometerá a desempenhar fielmente o Múnus Petrino de pastor da Igreja Universal”, leu Parolin no juramento. Outra promessa feita foi quanto ao segredo de tudo que envolve a eleição do próximo Papa: durante e após as votações na Capela Sistina. Na leitura do presidente do Conclave, constava também a afirmação de que nenhuma interferência externa, vinda de qualquer autoridade, grupo ou pessoa, seria aceita.

Após a leitura, os cardeais, um a um, falam nome e sobrenome e se comprometem com todos os termos do juramento.  

Primeira votação

Neste primeiro dia do Conclave, haverá apenas uma votação. A primeira fumaça, resultado desta votação, está prevista para 14h (horário de Brasília). Caso não haja eleição hoje, os cardeais retomarão a votação amanhã, 8.

Na manhã desta quarta-feira, 7, na Basílica de São Pedro, foi celebrada a Missa Pro Eligendo Romano Pontifice. O decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Giovanni Battista Re, foi quem presidiu a celebração. 

O post Após procissão à Capela Sistina, cardeais entram em Conclave apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/igreja/apos-procissao-a-capela-sistina-cardeais-entram-em-conclave/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos locutores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. VOLTA PRO MEU CORAÇÃO

JOÃO CARREIRO

top2
2. TRISTE DESPEDIDA

JOÃO CARREIRO

top3
3. MEU AVÔ

JOÃO CARREIRO

top4
4. NUNCA NAMORE UM COWBOY

JOÃO CARREIRO

top5
5. PINGA NA GUELA

JOÃO CAREEIRO

Anunciantes