Cardeal Parolin pede fim da tragédia em Gaza e da carnificina na Ucrânia

  • 06/09/2025

O Cardeal discursou em um evento no Hospital Bambino Gesù; Santa Sé segue voz na esperança de que soluções levem ao fim desses e outros conflitos pelo mundo

Da redação, com Vatican News

O Cardeal Parolin / Foto: Daniel Xavier

Desde o início da crise na Faixa de Gaza, a Santa Sé tem apelado a um cessar-fogo, à luz verde para a ajuda humanitária e ao início de negociações construtivas. Mas é um eco que se perde no horizonte, enquanto a realidade é que, apesar dos relatos diários de massacres, “não há atualmente nenhum diálogo”. O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, abordou a questão à margem de uma visita, na sexta-feira, 5, ao Hospital Bambino Gesù, em Roma, onde abençoou uma imagem de Pier Giorgio Frassati, que o Papa Leão XIV canonizará no domingo, 7, juntamente com Carlo Acutis.

Tragédia pede diálogo

O jornalista italiano Daniele Rocchi, da Agência SIR, questionou o Cardeal Parolin sobre sua visão, em particular sobre a insistência — tão frequentemente demonstrada pelo Papa — “para que as partes retomem o diálogo e, por meio dele, encontrem soluções para a terrível e trágica situação em Gaza”. A nossa, prossegue o Cardeal, “é uma voz que continua a se erguer porque já o fizemos antes. Fizemos isso ontem de forma muito decisiva com o presidente de Israel, e esperamos que essa voz, unida à da comunidade internacional, tenha algum efeito”.

Protegendo aqueles que não podem se mover

Outra pergunta feita focou nas situações críticas na região, como a de toda a Faixa de Gaza, vividas pela paróquia local, que abrigou centenas de pessoas desde o início das hostilidades. A preocupação com elas, afirma o Cardeal Parolin, “é grande, no sentido de que também há muitas pessoas com deficiência que não podem ser transferidas para outros lugares; portanto, esperamos que haja respeito por aqueles que decidiram ficar lá e que não podem fazer o contrário. E que este apelo para respeitá-los e protegê-los seja ouvido”.

Ucrânia, as portas abertas do Vaticano

O último pensamento é para a frente de guerra europeia, a Ucrânia, para a qual os países da coalizão dos dispostos reafirmaram seu compromisso de garantir a segurança. Neste caso, reafirma o Secretário de Estado, “a posição da Santa Sé é que um diálogo deve ser iniciado”, e o próprio Leão XIV, lembra ele, “chegou a oferecer o Vaticano como um local disponível para essas negociações”. O Cardeal Parolin conclui que este é um sinal de “uma grande vontade de ajudar a encontrar todas as formas e meios que possam pôr fim a esta carnificina”.

O post Cardeal Parolin pede fim da tragédia em Gaza e da carnificina na Ucrânia apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/mundo/cardeal-parolin-pede-fim-da-tragedia-em-gaza-e-da-carnificina-na-ucrania/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. VOLTA PRO MEU CORAÇÃO

JOÃO CARREIRO

top2
2. TRISTE DESPEDIDA

JOÃO CARREIRO

top3
3. MEU AVÔ

JOÃO CARREIRO

top4
4. NUNCA NAMORE UM COWBOY

JOÃO CARREIRO

top5
5. PINGA NA GUELA

JOÃO CAREEIRO

Anunciantes