Escalada de violência em Gaza preocupa líderes católicos na Síria

  • 03/04/2024

O Vigário Apostólico de Aleppo e o Arcebispo Maronita de Damasco expressam preocupação com uma possível escalada do conflito no Oriente Médio

Da Redação, com Vatican News

Arcebispo Samir Nassar / Foto: Reprodução Youtube

O arcebispo Samir Nassar expressou temor de que um ataque mortal de Israel à embaixada iraniana em Damasco possa piorar a situação dos sírios, que continuam a enfrentar necessidades enormes e crescentes.

Numa entrevista ao periódico AsiaNews, o Arcebispo Maronita de Aleppo descreveu a situação na Síria como uma realidade esquecida, em que “as pessoas estão constantemente à procura de um pedaço de pão, de combustível, de todo o tipo de medicamentos para resolver até o mais pequeno problema”.

Um ataque israelense ao prédio do consulado iraniano em Damasco matou na segunda-feira, 1º, 13 pessoas, incluindo sete iranianos e seis cidadãos sírios. Segundo informações, teria como alvo o general iraniano Mohammad Reza Zahedi, comandante das forças especiais Quds da Guarda Revolucionária Islâmica, e o seu vice, Mohammad Hadi Hajriahimi. Israel os acusa de fornecer armas às milícias do Hezbollah no Líbano.

Preocupação com a escalada do conflito no Oriente Médio

O ataque e a promessa do Líder Supremo do Irã de “punir” Israel pelo ocorrido aumentaram a preocupação de que a guerra em Gaza ameace uma escalada no conflito em toda a região.

Entre aqueles que soaram o alarme, o secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou a “todos os envolvidos para exercerem a máxima contenção e evitarem uma nova escalada”.

Nas semanas anteriores ao ataque de segunda-feira, 1º, em Damasco, “Israel teria atingido alvos no norte da Síria, onde o Vigário Apostólico de Aleppo disse à AsiaNews que cerca de 35 pessoas foram mortas num ataque.

Dom Hanna Jallouf / Foto: Reprodução Youtube

O conflito “esquecido” da Síria

Dom Hanna Jallouf, nomeado Vigário Apostólico de Aleppo em julho de 2023, esforçou-se por agradecer ao Papa Francisco por ter lembrado à comunidade internacional o conflito em curso na Síria, “um conflito que já dura mais de 13 anos e está quase esquecido”, disse ele, como enfatizou o Papa Francisco no Domingo de Páscoa.

“De fato, depois de todos esses anos, o mundo parece ter esquecido a Síria, mas ainda há uma guerra aqui, e a isso se somam as devastações causadas pelo terremoto [de 6 de fevereiro de 2023]. Agradecemos ao Pontífice por trazer de volta a atenção. à Síria, para que a paz e a prosperidade possam retornar”, acrescentou Dom Jallouf.

E comentando o ataque ao complexo da embaixada iraniana, ele disse: “Agora há muito mais medo porque é a primeira vez que Israel ataca uma embaixada estrangeira, território por definição protegido por convenções internacionais, ultrapassando todas as linhas vermelhas. O medo é que continuará, desencadeando reações e consequências ainda mais graves.”

“Rezemos com o Papa”, concluiu o bispo, “para que as armas sejam silenciadas e não haja uma escalada que também sobrecarregue o Líbano e, em cascata, conduza a uma guerra regional e global”.

O post Escalada de violência em Gaza preocupa líderes católicos na Síria apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/igreja/escalada-de-violencia-em-gaza-preocupa-lideres-catolicos-na-siria/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos locutores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. VOLTA PRO MEU CORAÇÃO

JOÃO CARREIRO

top2
2. TRISTE DESPEDIDA

JOÃO CARREIRO

top3
3. MEU AVÔ

JOÃO CARREIRO

top4
4. NUNCA NAMORE UM COWBOY

JOÃO CARREIRO

top5
5. PINGA NA GUELA

JOÃO CAREEIRO

Anunciantes