Especialista comenta sobre títulos atribuídos a Nossa Senhora

  • 10/05/2025

No mês dedicado à Virgem Maria, especialista Raquel Mendes comenta sobre origem de alguns títulos prefigurados na Sagrada Escritura

Fernanda Lima,
Da Redação

Foto: Jonathan Dick, OSFS, via Unsplash

“Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48). Desde o surgimento do cristianismo, incontáveis títulos foram atribuídos à Virgem Maria. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão (cf. par. 971).

Para os brasileiros, Nossa Senhora Aparecida é, certamente, uma das mais populares. O Santuário dedicado à Padroeira do Brasil já foi visitado por três papas: São João Paulo II, Papa Bento XVI e Papa Francisco. Em cada país, Ela é invocada das mais diversas formas, com nomes diferentes, conforme a fé e a devoção do povo.

Raquel Mendes / Foto: Arquivo Pessoal

A especialista em Mariologia, Raquel Mendes Gaudêncio, ressalta a origem de tantos nomes dedicados à Nossa Senhora. “A Sagrada Escritura, embora não ofereça uma biografia completa da Virgem Maria, revela aspectos profundos da sua identidade e de seu papel único no plano da salvação. A imagem da ‘Filha de Sião’, representa o povo fiel de Israel. Trata-se de uma prefiguração de Maria, a filha fiel que dá à luz o Messias esperado”, frisa.

“Arca da Aliança”

Embora não haja menções diretas a Maria no Antigo Testamento, é possível também encontrar nele algumas figuras e profecias que a tradição cristã interpretou como prefigurações de sua missão.

De acordo com a especialista, a Arca da Aliança, que continha a presença de Deus, remete à Virgem Maria. “Ela carregou em seu seio o próprio Verbo de Deus. Em Gênesis, encontramos a ‘Mulher do protoevangelho’. A promessa de inimizade entre a serpente e a ‘mulher’, cuja descendência esmagará a cabeça da serpente, é vista como alusão a Maria e a Jesus, que triunfam sobre o pecado e Satanás”, expressa.

“A Virgem que conceberá”

Raquel destaca que o Antigo Testamento também refere-se a Maria como a “Virgem que conceberá”. “Esta profecia encontra seu cumprimento em Maria, que concebeu Jesus pelo poder do Espírito Santo, permanecendo Virgem”, sublinha.

Uma fé inabalável e obediência a Deus. Estes são alguns aspectos de Maria que Raquel enfatiza. “A Bíblia nos apresenta Maria não como uma figura distante, mas como uma mulher de fé, coragem e profunda união com Deus, que desempenhou um papel essencial no mistério da redenção. Sua vida e suas palavras continuam a inspirar e guiar os cristãos de todas as gerações”, concluiu.

O post Especialista comenta sobre títulos atribuídos a Nossa Senhora apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/igreja/especialista-comenta-sobre-titulos-atribuidos-a-nossa-senhora/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos locutores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. VOLTA PRO MEU CORAÇÃO

JOÃO CARREIRO

top2
2. TRISTE DESPEDIDA

JOÃO CARREIRO

top3
3. MEU AVÔ

JOÃO CARREIRO

top4
4. NUNCA NAMORE UM COWBOY

JOÃO CARREIRO

top5
5. PINGA NA GUELA

JOÃO CAREEIRO

Anunciantes