“Esperar é testemunhar que a terra pode assemelhar-se ao céu”, diz Papa

  • 08/11/2025

Na Audiência Jubilar deste sábado, 8, Leão XIV falou sobre a transformação vivida a partir da abertura ao Evangelho e a força da esperança e do testemunho cristão

Da Redação, com Vatican News

Papa Leão XIV cumprimenta fiéis reunidos para a Audiência Jubilar na Praça São Pedro / Foto: REUTERS/Yara Nardi

Milhares de peregrinos estiveram presentes na Praça São Pedro neste sábado, 8, para acompanhar a Audiência Jubilar com o Papa Leão XIV. O evento também integra as atividades do Jubileu do Mundo do Trabalho, inicialmente cancelado por causa da morte do Papa Francisco e remarcado para este dia após numerosos pedidos.

Leão XIV iniciou sua fala afirmando que a esperança do Jubileu nasce das surpresas de Deus. “O Ano Jubilar nos impulsiona a reconhecer essa diferença e a traduzi-la em vida. É por isso que é um Ano de graça: podemos mudar”, exclamou.

Recordando as Cartas de São Paulo aos Coríntios, o Pontífice destacou o convite do apóstolo para que percebessem como, entre eles, a terra já havia começado a se assemelhar ao céu. O Senhor une pessoas que, de outra forma, jamais teriam se encontrado e escolhe os mais humildes e menos poderosos (1Cor 1,26-27).

“Os critérios de Deus, que sempre começa pelos últimos, já em Corinto são um ‘terremoto’ que não destrói, mas desperta o mundo. A palavra da Cruz, que Paulo testemunha, desperta a consciência e desperta a dignidade de cada um”, destacou o Santo Padre.

Leia mais
.: Papa na Audiência Jubilar: ‘esperamos o que ainda não vemos’

.: Papa Leão XIV na audiência do Jubileu: “Esperar é escolher”

Esperar é testemunhar

O Papa enfatizou que esperar é testemunhar: testemunhar que tudo já mudou e nada é mais como antes. Ele citou o exemplo do Beato Isidoro Bakanja, nascido em 1885 na República Democrática do Congo, quando o país ainda era uma colônia belga. Em meio aos desafios da vida, conheceu e fez amizade com monges trapistas que eram missionários.

Ao ouvir falar sobre Jesus, o jovem aceitou seguir a educação cristã e receber o Batismo. “A partir daquele momento, seu testemunho tornou-se cada vez mais luminoso. […] Quando testemunhamos a vida nova, a luz aumenta mesmo entre as dificuldades”, sublinhou o Pontífice.

Trabalhando no campo como lavrador com patrões contrários à sua fé, o Beato Isidoro mantinha o seu escapulário com a imagem da Virgem Maria ao pescoço. Ele sofreu todo tipo de maus-tratos e torturas, mas não perdeu a esperança. Antes de morrer, disse aos monges trapistas que não guardava ressentimento algum. Aliás, prometeu rezar, na vida eterna, por aqueles que o maltrataram.

“Essa é, queridos irmãos e irmãs, a palavra da Cruz. É uma palavra vivida, que rompe a cadeia do mal. É um novo tipo de força, que confunde os soberbos e derruba os poderosos dos seus tronos. Assim surge a esperança”, salientou Leão XIV. “Esperar é testemunhar que a terra pode realmente assemelhar-se ao céu. E esta é a mensagem do Jubileu”, concluiu.

Trabalho, fonte de esperança e vida

Após finalizar sua fala, o Santo Padre saudou os peregrinos presentes na Praça São Pedro. Ao acolher os participantes do Jubileu do Mundo do Trabalho, ele apontou que o trabalho deve ser uma fonte de esperança e vida, permitindo ao indivíduo expressar sua criatividade e capacidade de fazer o bem.

“Portanto, espero um compromisso coletivo das instituições e da sociedade civil para criar oportunidades de emprego válidas que ofereçam estabilidade e dignidade, garantindo, sobretudo, que os jovens possam realizar seus sonhos e contribuir para o bem comum”, expressou o Pontífice.

O post “Esperar é testemunhar que a terra pode assemelhar-se ao céu”, diz Papa apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/leao-xiv/esperar-e-testemunhar-que-a-terra-pode-assemelhar-se-ao-ceu-diz-papa/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos locutores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. VOLTA PRO MEU CORAÇÃO

JOÃO CARREIRO

top2
2. TRISTE DESPEDIDA

JOÃO CARREIRO

top3
3. MEU AVÔ

JOÃO CARREIRO

top4
4. NUNCA NAMORE UM COWBOY

JOÃO CARREIRO

top5
5. PINGA NA GUELA

JOÃO CAREEIRO

Anunciantes