Papa Francisco nomeia Dom Beto como novo arcebispo de Maceió

  • 03/04/2024

Francisco aceitou a renúncia de Dom Antônio Muniz, à frente da arquidiocese de Maceió há quase 18 anos, e nomeou como sucessor seu arcebispo coadjutor

Da redação, com CNBB

Dom Carlos Alberto Breis Pereira, O.F.M / Foto: Diocese de Juazeiro

Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira, 3, a renúncia ao ofício de arcebispo de Maceió (AL) apresentada por Dom Antônio Muniz Fernandes, tendo em vista cuidados com sua saúde. Agora, ele torna-se arcebispo emérito.

Como seu sucessor, foi nomeado o então arcebispo coadjutor de Maceió, Dom Carlos Alberto Breis Pereira. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem a Dom Beto, saudando-o pela nova missão que ele irá assumir.

“Rogamos a Deus que tenha um frutuoso ministério nesta centenária arquidiocese. Sob a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres, cuja alegria da ressurreição de seu divino Filho celebramos nesta Oitava Pascal, rogamos que seja sempre renovado o pedido e o desejo que os discípulos de Emaús fazem ao Cristo ressuscitado no Evangelho de hoje: ‘Fica conosco, Senhor'”, destaca a nota.

A CNBB também divulgou uma mensagem de agradecimento a Dom Antônio, que estava no pastoreio da arquidiocese de Maceió há quase 18 anos, desde novembro de 2006.

“Unimo-nos em agradecimento a Deus por sua vocação e pelos 25 anos dedicados ao pastoreio do povo de Deus em Guarabira e em Maceió. Sua dedicação na construção de uma Igreja comprometida com o anúncio do Evangelho e atenta às realidades que precisam da caridade cristã são motivos de louvor ao ressuscitado (…) Seja esta nova etapa repleta de saúde e de alegrias, Naquele que vos chamou”, diz a mensagem.

Dom Carlos Alberto Breis Pereira, OFM

Catarinense de São Francisco do Sul, Dom Beto, como é carinhosamente chamado, nasceu em 16 de setembro de 1965 e é frade menor franciscano desde a década de 1980. Ele ingressou na Província Franciscana da Imaculada Conceição e fez o noviciado. Depois, se transferiu para a Província de Santo Antônio do Brasil, no Nordeste, onde emitiu a profissão religiosa como frade menor franciscano, em 10 de janeiro de 1987.

Os estudos de Filosofia foram realizados no Instituto de Teologia do Recife (Iter), entre 1988 e 1989. E a Teologia foi cursada no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda (IFTO), de 1990 a 1993. A ordenação presbiteral foi em 20 de agosto de 1994. Dom Beto licenciou-se, ainda, em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma entre 2005 e 2007.

No âmbito da sua ordem religiosa, desempenhou diversas funções, como mestre dos professores temporários; secretário provincial da formação e estudos; guardião e definidor provincial; vigário provincial; moderador da formação permanente; coordenador do serviço de formação da Conferência dos Frades Menores no Brasil; e ministro provincial da Província de “Santo Antônio”, com sede em Recife. Também desempenhou a função de pároco durante o ministério presbiteral.

Em fevereiro de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA). Em 7 de setembro do mesmo ano, tomou posse como o quarto bispo da diocese. No quadriênio de 2019 a 2023, foi membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da Conferência. Em 2023, foi eleito presidente do Regional, cargo que desempenhou até o início de 2024, quando assumiu o ofício de arcebispo coadjutor de Maceió, em 6 de janeiro.

O post Papa Francisco nomeia Dom Beto como novo arcebispo de Maceió apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/igreja/papa-francisco-nomeia-dom-beto-como-novo-arcebispo-de-maceio/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. VOLTA PRO MEU CORAÇÃO

JOÃO CARREIRO

top2
2. TRISTE DESPEDIDA

JOÃO CARREIRO

top3
3. MEU AVÔ

JOÃO CARREIRO

top4
4. NUNCA NAMORE UM COWBOY

JOÃO CARREIRO

top5
5. PINGA NA GUELA

JOÃO CAREEIRO

Anunciantes